Atualmente, o Brasil é um dos estados que mais encarcera pessoas no mundo, em números absolutos e em números proporcionais.
Nos últimos 12 anos, o número de homens adultos presos no Brasil aumentou 130%, ao mesmo tempo em que o número de mulheres adultas encarceradas cresceu espantosos 256%. Dentre essas mulheres, mais de 60% dos casos está relacionado à famigerada guerra às drogas promovida pelo estado.
Na Semana de Luta Contra a Violência do Estado, a Casa Mafalda convida todas as pessoas para debater a situação dessas mulheres, na maior parte do tempo invisibilizadas pela mídia e para a sociedade.
Exibiremos o filme "Leite e Ferro", da diretora Claudia Priscilla, que trata da vida de mães encarceradas, e em seguida promoveremos uma conversa com a presença de:
- Tempestade, que passou 5 anos encarcerada pelo estado em São Paulo;
- Fernanda Matsuda, advogada e participante do Projeto "Tecer Justíca: presas e presos provisórios na cidade de São Paulo" (http://carceraria.org.br/
- algumas mulheres da Rede 2 de Outubro, que compõe a Semana de Luta e falarão sobre sua experiência de militância anti-carcerária;
- outras convidadas, ainda a confirmar.
O debate acontecerá na quarta-feira, 30/09, a partir das 19h30, com entrada livre.
Durante o evento, estaremos arrecadando absorventes, que serão destinados à mulheres em situuação de cárcere em SP.
***ATENÇÃO!***
Por conta da disponibilidade de tempo das participantes, COMEÇAREMOS EM PONTO.
A Casa estará aberta a partir das 18h30.
Casa Mafalda - Rua Clélia, 1895 - Lapa / SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário