quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Que merda é essa? #34: Mulheres encarceradas




Atualmente, o Brasil é um dos estados que mais encarcera pessoas no mundo, em números absolutos e em números proporcionais.

Nos últimos 12 anos, o número de homens adultos presos no Brasil aumentou 130%, ao mesmo tempo em que o número de mulheres adultas encarceradas cresceu espantosos 256%. Dentre essas mulheres, mais de 60% dos casos está relacionado à famigerada guerra às drogas promovida pelo estado.

Na Semana de Luta Contra a Violência do Estado, a Casa Mafalda convida todas as pessoas para debater a situação dessas mulheres, na maior parte do tempo invisibilizadas pela mídia e para a sociedade.

Exibiremos o filme "Leite e Ferro", da diretora Claudia Priscilla, que trata da vida de mães encarceradas, e em seguida promoveremos uma conversa com a presença de:

- Tempestade, que passou 5 anos encarcerada pelo estado em São Paulo;

- Fernanda Matsuda, advogada e participante do Projeto "Tecer Justíca: presas e presos provisórios na cidade de São Paulo" (http://carceraria.org.br/wp-content/uploads/2013/02/rel_tecer_justiça_net.pdf), que por 8 meses esteve em contato com mulheres detidas "provisoriamente" na Penitenciária Feminina de Santana;

- algumas mulheres da Rede 2 de Outubro, que compõe a Semana de Luta e falarão sobre sua experiência de militância anti-carcerária;

- outras convidadas, ainda a confirmar.

O debate acontecerá na quarta-feira, 30/09, a partir das 19h30, com entrada livre.

Durante o evento, estaremos arrecadando absorventes, que serão destinados à mulheres em situuação de cárcere em SP.

***ATENÇÃO!***

Por conta da disponibilidade de tempo das participantes, COMEÇAREMOS EM PONTO.

A Casa estará aberta a partir das 18h30.


Casa Mafalda - Rua Clélia, 1895 - Lapa / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário